Alambique= Loja + Livraria + Café + Atelier de Design

O Alambique abriu as portas, dia 24 de Setembro, no número 214 da Rua Formosa. É um daqueles projetos de gente grande que não veste definições pequenas.

Podemos descrevê-lo como loja vintage, livraria, café e atelier de design. Mas isso seria absurdamente redutor. Esqueça tudo e imagine uma casa com cheiro a domingo, café artesanal, acabado de fazer, tarte caseira a dançar na boca e conversa boa a esticar as horas. Passeie os dedos pelos livros alinhados nas estantes ou descanse os olhos nas letras que se alinham nas paredes. Sinta-se abraçado pelo sorriso de quem o recebe como se desde sempre tivessem estado à sua espera.

 

O nome nasceu pela alusão ao processo de transformação constante da matéria e porque foi esse o processo de muitos dos objectos do Alambique. “Depois de várias semanas à procura de um nome, um de nós, na fila no supermercado, disse: alambique”, recorda Luís Félix (artes plásticas e design). “Queremos que o sonho supere o medo”, acrescenta Susana Félix, a irmã, (design e comunicação). O Luís e Susana e os respectivos companheiros — Diana (bióloga) e Pedro (engenheiro)—, meteram (literalmente) as mãos à obra e fizeram de um sonho vida, depois de “anos a acumular vontades”. Sem rede nem filtro. “Isto é um prolongamento da nossa casa. O que aqui se vende nasce da paixão, partilhada, pelo vintage. Temos aqui tudo o que gostaríamos de ver reunido num único espaço. Mas não queríamos apenas uma loja, queríamos um espaço onde houvesse vontade de ficar e voltar.”

 

Tudo aqui respira personalidade, alma e história – como, por exemplo, o escadote que veio da centenária drogaria S. Pereira Leão (Rua da Prata, Lisboa), que encerrou as portas em Março deste ano, para dar lugar a um hotel.

“Em cada canto desta casa está tudo de nós.” É numa casa que nos sentimos e, aqui, sentir é verdadeiramente um verbo conjugado à chegada e à partida, num inevitável até breve.

 

Alambique
Morada
Rua Formosa, 214 – Porto
Horário
De Segunda da Sábado, das 10h às 19h

Poderá também gostar de